[?]
Vinícola Brasil

Villa Bari

Positivo 0% Recomendam

Negativo 0% Não Recomendam

São necessárias 3
avaliações de um
vinho desta vinícola
para obter uma média
 
Quem marcou como favorito? (0)

Dados gerais

Razão social

Agrovinícola Barichello Ltda

Localização

Brasil, Grande Porto Alegre, Vila Nova

Fundação

2003

Local do vinhedo

Brasil, Grande Porto Alegre, Vila Nova

Área plantada

5 hectares em 2008.

Proprietário

Luiz Alberto Barichello

Enólogo

Luiz Alberto Barichello

Produção anual

-

Exportação

-

Descrição

A Villa Bari reúne em seus vinhos a tradição do cultivo de uvas herdada dos imigrantes italianos aliada à atual tecnologia de produção do Vêneto.

O vinhedo é cultivado nas colinas da Vila Nova em Porto Alegre, região de clima subtropical e de solo rico em minerais de origem granítica. As videiras foram plantadas na melhor posição solar e ancoradas por colunas de granito rosa esculpidas por artesões locais.

A vinificação é de uvas próprias das castas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot.

Os vinhos são elaborados em processo artesanal, em quantidade limitada.

Histórico

Os ancestrais da família Barichello chegaram ao Brasil em 1880, vindos da Província de Treviso na Itália e se instalaram na Vila de Conde D`Eu, hoje cidade de Garibaldi. Nascidos na região agro-industrial do Veneto, deram início as suas atividades aqui no Brasil, na área agrícola e mais tarde seus filhos se dedicaram a indústria e ao comércio de produtos para o setor vinícola, com a fabricação de barris destinados a acondicionar o vinho para transporte.

Luiz Alberto Barichello, já da terceira geração da família Barichello, nascido na Serra Gaúcha e tendo vivido sua infância no mundo do vinho, sempre manteve vivo o sonho de produzir vinhos. Adquire no ano de 1978 uma gleba de terras na Vila Nova em Porto Alegre, região que recebeu os primeiros imigrantes italianos em 1895. Com um clima sub-tropical e solo rico em minerais, as terras dessa região produzem uvas e frutas de excelente qualidade, sendo assim um lugar que desperta grande atração para a fruticultura.

Os primeiros vinhos produzidos por Luiz Alberto Barichello foram elaborados em uma cave rústica de pedras, ladeada por uma refrescante queda d´agua e feitos com uvas americanas. Nos anos seguintes adquire mais terras de seus vizinhos e em 1999 inicia a implantação dos novos vinhedos com cepas viníferas vindas da Itália e começa então a dar início a um projeto inovador no Brasil - produzir vinhos a partir de uvas passificadas. A primeira safra foi produzida em 2003 e engarrafada com a marca Villa Bari.

Além de produzir vinhos no Brasil, em uma região ainda pouco explorada, o projeto seguiu novos rumos e em 2000 foi iniciada uma parceria na Itália com Luca Fedrigo, de Negrar, Província de Verona, também produtor de vinhos, constituindo a companhia Barichello & Fedrigo SRL que elabora os vinhos Valpolicella e Amarone, com a marca L´Arco, exportados para os EUA, Canadá, Paises Escandinavos e Brasil.

Em 2005, dando continuidade ao projeto de vitivinicultura foi adquirida uma propriedade na Toscana para produção de vinhos Chianti e Brunello.

A Agrovinícola Barichello Ltda, tem como filosofia a elaboração de vinhos diferenciados, com produção limitada e com alto grau de qualidade, por isso continua sempre na busca do aperfeiçoamento.

Aviso. Não podemos garantir que as informações nesta página estejam 100% corretas. Leia mais