[?]
Vinícola Brasil

Cordilheira de Santana

Positivo 0% Recomendam

Negativo 0% Não Recomendam

São necessárias 3
avaliações de um
vinho desta vinícola
para obter uma média
 
Quem marcou como favorito? (0)

Dados gerais

Razão social

Cordilheira de Santana

Localização

Brasil, Campanha Gaúcha, Santana do Livramento

Fundação

1999

Local do vinhedo

Brasil, Campanha Gaúcha, Santana do Livramento

Área plantada

-

Proprietário

Rosana e Gladistão

Enólogo

-

Produção anual

-

Exportação

-

Descrição

A Vitivinícola Cordilheira de Santana, Adega Regional de Vinhos Finos, tem o privilégio de cultivar seus próprios vinhedos, localizados em Santana do Livramento, região reconhecidamente apropriada para o desenvolvimento de castas de uvas nobres. A produção dos vinhos reúne a profunda experiência de seus enólogos às mais modernas tecnologias de elaboração.

A escolha da região de Santana do Livramento, ao sul do estado do Rio Grande do Sul, tem uma motivação técnica própria. Essa região fica localizada no paralelo 31º, o mesmo de regiões produtoras de vinhos na Argentina, África do Sul e Austrália, países que produzem vinhos de excelente qualidade.

Verificou-se que a região oeste-central da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, representada, meteorológicamente, pelas localidades de Santana do Livramento e Bagé, apresenta o melhor conjunto de condições climáticas para a produção de vinhos finos, no Rio Grande do Sul.

Uma vantagem da região oeste-central do Rio Grande do Sul, especialmente Palomas, é a sua continentalidade que, aliada a uma atmosfera límpida (em virtude da baixa umidade relativa do ar), determina maior amplitude térmica diária da temperatura, (diferença entre as temperaturas mínima e máxima). Tudo isso, juntamente com a maior insolação, favorece a fotossíntese líquida, determinando maior teor de açúcar da uva.

Assim sendo, o solo arenoso e a pouca precipitação de chuvas, características favoráveis ao plantio, já despertaram a atenção de muitas empresas que têm deixado a serra gaúcha, a principal região produtora de uvas do país, para regiões próximas, como Bagé e Pinheiro Machado. Na região de Santana do Livramento, mais precisamente em Palomas, também está instalada a Vinícola Almadén, há mais de 25 anos.

Histórico

Criada em 1999, lançou seus primeiros vinhos em junho de 2005.

Aviso. Não podemos garantir que as informações nesta página estejam 100% corretas. Leia mais