[?]
  Chile

Región de Aconcagua

[ampliar]

Positivo 0% Recomendam

Negativo 0% Não Recomendam

Avaliação Média
dos Produtos

91,4
Excelente

Descrição

A região de Aconcagua compreende três vales de suma importância.

O Vale Aconcagua tem esse nome devido ao rio Aconcagua que fica localizado no topo do monte Aconcagua (~ 7.000 metros de altitude). Esse rio flui através do vale fornecendo água pura derretida de neve para a irrigação. Foi no centro desse vale, a apenas 80 km ao norte de Santiago, que se tem notícia do primeiro registro de vinhedo no ano de 1551. Como o vale é bastante estreito, a influência da brisa marítima é menor, mas os longos e secos verões fornecem as condições perfeitas para o amadurecimento de uvas de qualidade.

O Vale Casablanca é uma região única, pois possui um dos climas mais frios do mundo no cultivo de uvas. Foi reconhecido em meados de 1980 como um lugar especial para plantar variedades clássicas de uvas, e tem ganho muita importância desde então. Situado próximo ao Oceano Pacífico, o vale não possui a proteção das colinas e assim se torna mais suscetível a climas com nevoeiros pela manhã. As temperaturas médias são mais baixas do que em outras regiões, e a quantidade de chuva é maior. Primaveras geladas às vezes se tornam perigosas. O clima frio e a topografia única, faz do Vale Casablanca ideal para as uvas Sauvignon Blanc, Chardonnay, Viognier e Gewürztraminer, mas os produtores também estão investindo no potencial de uvas como o Pinot Noir e Syrah.

Próximo ao sul do Vale Casablanca, o Vale de San Antonio é uma recente descoberta que tem grande potencial. Conhecido pela qualidade de seus excelentes vegetais, o micro-clima é similar ao de Casablanca, com grande influência do oceano, mas os solos são geralmente mais arenosos, rochosos e menos férteis. A maior parte dos vinhedos estão nas inclinações dos morros, algumas com grandes declives. O clima frio e o longo período de maturação favorecem as uvas brancas, dando boa acidez e menos sabor tropical. É nesse vale que se encontra a região de Leyda.

Aviso. Não podemos garantir que as informações nesta página estejam 100% corretas. Leia mais