[?]
  Hungria

Tokaj-Hegyalja

[ampliar]

Positivo 0% Recomendam

Negativo 0% Não Recomendam

São necessárias 3
avaliações de um vinho
desta região para
obter uma média
 
Quem marcou como favorito? (0)

Dados gerais

Localização

Nordeste da Hungria

Latitude

48º05’N

Longitude

21º24’L

Altitude

-

Solo

Origem vulcânica com uma elevada percentagem de argila.

Clima

Verões quentes, invernos frios e longos.

Chuva anual

-

Produção

-

Superfície

112 km²

Área plantada

5.860 hectares em 2006

Descrição

Os vinhos com a maior concentração de álcool, açúcar e acidez do país estão em Tokaj-Hegyalja. Seus vinhos são considerados um verdadeiro néctar. O segredo desses vinhos não se encontra apenas no clima, no terroir ou no solo, mas na conjuntura de todos esses fatores. O longo e quente outono é favorável para a produção de uvas maduras e para o desenvolvimento de uvas nobres.

A Hungria tem como vinho mais conhecido internacionalmente o famoso Tokaji (tal como o vinho do Porto está para Portugal). Trata-se de um vinho licoroso, com uma coloração acastanhada e com um elevado grau de oxidação, podendo se assemelhar ao vinho Xerez (produzido na região Espanhola de Xerez, sul de Espanha).

Para adquirir qualidade, o envelhecimento e o armazenamento do vinho não podem ser negligenciados. As adegas escavadas em rochas vulcânicas são opcionais – onde a variação de temperatura durante o ano é de apenas 1-2 °C, o que é muito vantajoso para o vinho. O grau de umidade é baixo graças a fungo Cladosporium, que cobre as paredes e protege o vinho por décadas. O fungo Botrytis cinerea cobre as uvas e faz a casca ficar mais fina, ajudando a criar uma harmonia perfeita entre a acidez e o açúcar do vinho.

Histórico

O nome Tokaj está ligado ao mundo do vinho, mas também está na lista do patrimônio da humanidade para proteger as características do cultivo de uvas e forma de cultura vinícola dessa região no nordeste da Hungria. A fossilização impressa de uma folha de vinho do período miocênico tem sido encontrada aqui, um ancestral comum das variedades de uvas, de qual pode ser visto que as uvas foram nativas do Tokaj. Isto graças ao clima médio excepcional, as atividades vulcânicas e pós vulcanicas as quais criaram a característica do solo, pequenas inclinações com aspectos favoráveis e no outono neblina proveniente dos rios Bodrog e Tisza. O produto final, referido pelo rei francês Louis XIV como o rei dos vinhos e vinho dos reis, é considerado medicinal até os dias atuais.

Aviso. Não podemos garantir que as informações nesta página estejam 100% corretas. Leia mais